Itatiaia

Depois de atrair União Brasil, Pacheco articula apoio de Republicanos à Fuad

Presidente do Senado negocia com Marcos Pereira, presidente nacional da sigla

Por
Depois de atrair União Brasil, Pacheco articula apoio de Republicanos à Fuad • Pedro Gontijo/Senado

Depois de atrair o apoio do União Brasil para a pré-candidatura do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), à reeleição, o presidente do Congresso Nacional (PSD), senador Rodrigo Pacheco, negocia aliança com o Republicanos, presidido pelo deputado federal, Marcos Pereira.

Pereira é cotado como candidato à presidência da Câmara dos Deputados e tenta angariar apoio para a eleição, que será no ano que vem. No Senado, Pacheco já apoia Davi Alcolumbre, que é do União Brasil, partido que ele conseguiu levar para a base de Fuad.

Enquanto Pacheco articula em âmbito nacional, os presidentes do Republicanos em Minas e Belo Horizonte, deputados federais Euclydes Pettersen e Gilberto Abramo, tentam costurar uma candidatura própria. Abramo, em especial, defende o nome do deputado estadual Mauro Tramonte, que só entrará na disputa se houver recursos de campanha que ele julga suficientes para vencer. Aliados falam em um valor superior a R$ 10 milhões.

A insistência dos presidentes regionais pode levar a duas situações: ou eles conseguem convencer a nacional e Tramonte se candidata; ou eles desistem e negociam um bom espaço na chapa de Fuad. Há quem diga que, fechando a parceria, eles possam entrar na disputa pela vaga de vice do atual prefeito. No entanto, ao que tudo indica, pela quantidade de recursos e pelo tempo de programa eleitoral (mais de 2 minutos e 10 segundos), o União Brasil ficará com o cargo.

Por

Edilene Lopes é jornalista, cientista política, repórter e colunista da Itatiaia e analista da CNN Brasil. Com experiência em coberturas nacionais e internacionais, tem ampla experiência em entrevistas exclusivas com presidentes da República. Foi eleita a melhor repórter de rádio do Brasil pelo Troféu Mulher Imprensa e também venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados.

 

 

Belo Horizonte