Itatiaia

Defesa de RRF e relação de Marília Campos com Governo Zema irrita petistas 

A prefeita de Contagem é candidata à reeleição e deve fechar uma aliança ampla incluindo partidos de centro

Por
Prefeita de Contagem, Marília Campos (PT)
Prefeita de Contagem, Marília Campos  • Guilherme Bergamini/ALMG

A relação da prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), com o Governo Zema está irritando petistas mineiros. Além de ter intermediado o encontro do secretário estadual de cultura, Leônidas Oliveira, com a ministra Margareth Menezes em Minas Gerais, na última quarta-feira (27), a prefeita tem recebido, na prefeitura, o secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno. Marília defende mudanças no traçado do Rodoanel Metropolitano e tem discutido o assunto com o governo do Estado. A petista também se reuniu, recentemente, com o governador Romeu Zema e parte do secretariado para tratar da expansão do metrô.

RRF

Segundo uma fonte da coluna, também tem causado "ciúmes', o fato de a prefeita ter defendido publicamente a adesão do Governo de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). O argumento da petista é que que se Minas precisar pagar juros da divida com a União. o estado fica ingovernável e pode voltar a atrasar repasses e pagamentos.

Futuro

Marília é candidata a reeleição, em 2024, e deve fechar uma ampla aliança, incluindo partidos de centro. A movimentação da prefeita tem a ver com o objetivo de se mostrar republicana, tendo capacidade de se relacionar bem com outras colorações partidárias e também é uma sinalização em relação aos planos do partido em 2026. Segundo o que apurou a coluna, não está nos planos da petista a candidatura ao governo do estado, mas como há uma demanda do PT, Marília que mostrar que precisa de autonomia e que "não será tutelada".

Por

Edilene Lopes é jornalista, cientista política, repórter e colunista da Itatiaia e analista da CNN Brasil. Com experiência em coberturas nacionais e internacionais, tem ampla experiência em entrevistas exclusivas com presidentes da República. Foi eleita a melhor repórter de rádio do Brasil pelo Troféu Mulher Imprensa e também venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados.

 

 

Belo Horizonte