Belo Horizonte
Itatiaia

'Defesa de Bolsonaro vai recorrer após condenação no STF', diz Fabio Wajngarten

Bolsonaro (PL) e sete aliados foram condenados por tentativa de golpe de Estado e mais quatro crimes nesta quinta-feira (11)

Por e 
Justiça anula condenação da Comissão de Ética contra Fabio Wajngarten | CNN Brasil
Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação do governo Jair Bolsonaro (PL) | CNN Brasil • Créditos: CNN Brasil

A defesa de Jair Bolsonaro disse que vai recorrer da condenação a 27 anos e três meses de prisão que o Supremo Tribunal Federal (STF) impôs, nesta quinta-feira (11), ao ex-presidente por tentativa de golpe de Estado.

"A defesa entende que as penas fixadas são absurdamente excessivas" e "ajuizará os recursos cabíveis, inclusive no âmbito internacional", escreveram os advogados de Bolsonaro em um comunicado, publicado no X por um de seus colaboradores, Fabio Wajngarten.

O único divergente foi Luiz Fux, que absolveu Bolsonaro de todas as acusações e condenou apenas Mauro Cid e Braga Netto por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. Em relação aos demais, o ministro também escolheu a absolvição. Fux preferiu não se manifestar na fixação da pena.

Fux decidiu condenar apenas Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e o general Braga Netto, ex-ministro da Defesa, pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Os crimes são:

  • Organização criminosa armada;
  • Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Golpe de Estado;
  • Dano qualificado pela violência e ameaça grave;
  • Deterioração de patrimônio tombado.

Com informações de Estadão Conteúdo

Por

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), é chefe de reportagem na Itatiaia. Trabalhou durante 10 anos no jornal Estado de Minas, onde foi estagiário, repórter, capista, subeditor e editor-assistente do em.com.br e do portal UAI. Também colaborou com matérias para o portal UOL e foi assessor de imprensa no Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

Por

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Por

Repórter de política em Brasília, com foco na cobertura dos Três Poderes. É formado em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) e atuou por três anos na CNN Brasil, onde integrou a equipe de cobertura política na capital federal. Foi finalista do Prêmio de Jornalismo da Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2023.

Por

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.