Defesa Civil de BH alerta para pancadas de chuva e rajadas de vento até sábado (3)

Capital de Minas Gerais registra tempo instável nos primeiros dias de 2026, com chuva de moderada a forte

Rajadas de vento pode chegar a 50 km/h

A Defesa Civil de Belo Horizonte alerta para pancadas de chuva na capital mineira até às 8h deste sábado (3). Segundo o órgão da prefeitura, existe uma possibilidade de precipitação na ordem de 20 a 40 mm, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h.

BH também está em alerta laranja para tempestades, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), indicando perigo até o início da madrugada de sábado. O órgão prevê chuva entre 30 e 60 mm, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Também há o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e alagamentos.

A Defesa Civil pede para que o cidadão redobre a sua atenção, evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva. A previsão para o dia é de chuva moderada a forte, com temperatura máxima estimada em 32 ºC.

Nas últimas 12h, a cidade já registrou fortes chuvas. Até 7h20 desta sexta-feira, regiões como o Barreiro tiveram 38 mm de precipitação, o equivalente a 11% para o mês inteiro. A região Noroeste já registrou 26 mm de chuva, ou cerca de 8% do previsto para janeiro.

Recomendações durante a chuva

Confira as dicas da Defesa Civil de Belo Horizonte para se proteger durante a tempestade.

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para Cemig (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...