Belo Horizonte
Itatiaia

Saiba quais autoridades marcam presença na abertura da COP 30, em Belém

Evento marca a primeira COP sediada pelo Brasil e reforça o protagonismo da Amazônia nas negociações climáticas

Por e 
Ministros de estado acompanham abertura da COP 30
Ministros de estado acompanham abertura da COP 30 • Hermes Caruzo/COP30

A COP 30 começou nesta segunda-feira (10) em Belém, marcando a primeira vez que o Brasil sedia uma Conferência do Clima das Nações Unidas - mais de três décadas depois da Rio-92, que deu origem ao evento. A abertura oficial, batizada de Plenária Amazonas, reuniu um amplo grupo de autoridades brasileiras e simbolizou o papel estratégico da Amazônia nas negociações sobre o clima.

Leia mais: COP 30 começa hoje em Belém sob a urgência de cumprimento de acordos para o clima

Na abertura, estão previstos discursos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do presidente da COP 30, embaixador André Corrêa do Lago, que devem reforçar a importância da cooperação internacional diante da emergência climática.

Autoridades presentes na Plenária Amazonas:

Governadores: Helder Barbalho (MDB-PA), Jerônimo Rodrigues (PT-BA), Rafael Fonteles (PT-PI), Carlos Brandão (PSB-MA), Renato Casagrande (PSB-ES), Antônio Denarium (PP-RR).

Senadores: Jaques Wagner (PT-BA), Randolfe Rodrigues (PT-AP), Humberto Costa (PT-PE), Davi Alcolumbre (União-AP), Marcelo Castro (MDB-PI).

Ministros: Marina Silva (Meio Ambiente), Rui Costa (Casa Civil), Margareth Menezes (Cultura), Wellington Dias (Desenvolvimento Social), Anielle Franco (Igualdade Racial), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), Renan Filho (Transportes), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Luciana Santos (MCTI), Esther Dweck (Gestão), Celso Sabino (Turismo), Macaé Evaristo (Direitos Humanos), Márcia Lopes (Mulheres), Vinicius de Carvalho (CGU).

Estatais: Aloízio Mercadante (BNDES), Jorge Viana (Apex), Carlos Vieira (Caixa), Décio Lima (Sebrae), Ênio Verri (Itaipu).

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Por

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast 'Abrindo o Jogo', que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

Tópicos