Belo Horizonte
Itatiaia

Conselho de Ética adia análise de processo contra Janones

Sessão foi suspensa após ausência do relator; deputado é acusado de comandar esquema de 'rachadinha'

Por
Deputado federal André Janones (Avante-MG) • Reprodução | Redes sociais

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Fábio Schiochet (União Brasil-SC), decidiu adiar a análise da representação apresentada pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, contra o deputado André Janones (Avante-MG).

O caso seria discutido na reunião desta quarta-feira (22), mas foi retirado de pauta.

Acusação de mentira e rachadinha

Valdemar acusa Janones de ter mentido ao Conselho ao negar, em 2024, a prática de “rachadinha” em seu gabinete. O parlamentar mineiro, no entanto, posteriormente confessou o crime à Justiça para firmar um acordo de não persecução penal com o Ministério Público.

Segundo Schiochet, o relator do processo, deputado Fausto Santos Jr. (União Brasil-AM), está em viagem. A votação do caso está prevista para ocorrer no dia 28 de outubro.

Vale lembrar que a Polícia Federal indiciou Janones em setembro de 2024 por corrupção passiva, peculato e associação criminosa, apontando que ele liderou um esquema de desvio de parte dos salários de assessores entre 2019 e 2020.

Por

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Tópicos