Belo Horizonte
Itatiaia

Congresso de vereadores da AMM pode reunir Lula e Zema em Minas   

Evento quer reunir suas principais autoridades em um cenário com a presença de mais de 3 mil vereadores

Por
Evento será organizado pelo presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius
Evento será organizado pelo presidente da AMM e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius • Divulgação

A Associação Mineira de Municípios (AMM) marcou para o dia 7 de março, o 11º Congresso Mineiro de Vereadores, no Expominas, em BH.

Organizado pelo presidente da entidade e prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius (sem partido), deverá ser palco do primeiro grande encontro político de Minas Gerais, prometendo reunir suas principais autoridades em um cenário com a presença de mais de 3 mil vereadores de todas as regiões do estado, que já estarão de olho em suas próprias reeleições no ano que vem.

Nos bastidores, já é expectativa em ser também o primeiro momento político de Minas com a presença do governador Romeu Zema (Novo) e do presidente Lula (PT). Zema foi ao evento do ano passado, sendo aplaudido de pé em sua fala; e Lula tem mostrado que terá uma agenda ativa na pauta municipalista. O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), já confirmou sua presença nos eventos da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e da Frete Nacional de Prefeitos (FNP), ambos realizados em março.

Os presidentes do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD), e da Assembleia Legislativa de MG, Tadeu Martins Leite (MDB), também devem participar do evento.

Na pauta, palestras e painéis com especialistas e políticos debatendo um poder legislativo mais próximo do cidadão, a importância das câmaras municipais no desenvolvimento econômico e social dos municípios, o mandato dos vereadores e as redes sociais como informação, engajamento e relacionamento; a importância do bom relacionamento entre os poderes executivo e legislativo municipal para a construção de políticas públicas nos municípios, além da representatividade da mulher na esfera política legislativa.

Por

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.