Como lideranças políticas de Minas se posicionaram sobre vitória de Lula nas eleições
Atual presidente venceu o senador Flávio Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais, disputado nesse domingo (25)

Algumas das principais lideranças políticas de Minas Gerais já se posicionaram oficialmente sobre a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais desse domingo (25). O atual presidente do Brasil conquistou a reeleição após bater o senador Flávio Bolsonaro (PL) por 51,79% a 48,21% dos votos válidos.
Abaixo, a Itatiaia lista os principais pronunciamentos até o momento.
O atual governador de Minas, Mateus Simões (PSD), avaliou que o estado tem parcela de responsabilidade no que ele considerou um "erro" do povo brasileiro.
"Penso que cometemos um erro muito grave na noite de ontem. E Minas Gerais, infelizmente, fez parte mais uma vez da consolidação deste erro. O governo federal é um governo de retrocessos. Fez nos últimos 15 dias tudo aquilo que eu temia que fizesse. Prometeu mundos e fundos e quem vai pagar por tudo isso é o povo. Não tem como se produzir dinheiro. Recebo com preocupação o resultado das eleições”, afirmou.
Já Domingos Sávio (PL), senador eleito por Minas Gerais em 2026, adotou o discurso oficial do PL de contestar o resultado das urnas. Isso por conta da decisão do ministro Cristiano Zanin, do STF, de ter estendido o prazo da votação até 19h em seções que ainda não haviam sido fechadas até às 17h.
"É muito triste isso. A sensação que a gente tem é que o Brasil inteiro foi roubado. Eu não acho que só eu que estou triste. Eu tenho clareza que é mais da metade do Brasil. 'Ó, mas eles ganharam a eleição'. Será que ganharam mesmo? Nesse momento, é preciso que a gente seja capaz de resistir. Porque não vamos desistir do Brasil. Nós podemos ter muita clareza de toda a maldade que fizeram, mas uma coisa é certa: não vamos desistir do Brasil", apontou.
Marília Campos (PT), por sua vez, senadora eleita pelo estado, celebrou a mobilização nas ruas e nas redes sociais que levou Lula à virada sobre Flávio.
"Esse vira-virou aconteceu porque nós vamos para as ruas, porque nós fomos para as redes. E o Lula já disse no seu pronunciamento que vamos ter que continuar nas ruas. Nós vamos ter um novo jeito de governar, com mais participação popular. Então não vamos sair das ruas. A luta vai continuar", projetou.
O governador eleito Cleitinho Azevedo (Republicanos), que apoiou Flávio Bolsonaro nas eleições, e o deputado Estadual Tadeu Leite (MDB), presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ainda não se manifestaram publicamente.
Nuno Krause é repórter de política da Rádio Itatiaia. Antes, ficou dois anos no portal Itatiaia Esporte. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens também por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.



