CGU investiga irregularidades na Aneel após denúncias do ministro de Minas e Energia
Ministro Alexandre Silveira divulgou um ofício enviado a agência em abril cobrando providências com relação a Enel, prestadora de serviço criticada em São Paulo

A Controladoria-Geral da União (CGU) determinou a abertura de uma investigação para apurar possíveis irregularidades envolvendo dirigentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A medida foi tomada em resposta a denúncias apresentadas na quarta-feira (16) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
“O ministério emitiu um documento determinando ao órgão competente [a Aneel] a abertura de um devido processo legal e para que aplicasse todas as penalidades possíveis, inclusive a possibilidade de intervenção e caducidade [encerramento do contrato]. A Aneel se omitiu”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.
Silveira ressaltou a importância de apurar se a distribuidora descumpriu índices regulatórios, conforme apontado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no ano anterior.
O processo investigativo segue em caráter sigiloso. Em nota, a CGU informou que “reafirma seu compromisso com a transparência e a correção de eventuais desvios de conduta na administração pública e manterá o público informado assim que o processo for concluído”.
A Aneel foi procurada para responder à acusação feita por Silveira, mas ainda não se manifestou.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio



