Itatiaia

Cecília Montalvão pede dispensa à CPMI do INSS, mas Senado confirma custeio da viagem

Esposa de Maurício Camisotti alegou falta de recursos e questionou prazo de convocação; sessão está marcada para 29 de setembro

Por
Maurício Camisotti é um dos investigados da CPMI do INSS
Maurício Camisotti é um dos investigados da CPMI do INSS • Reprodução | Redes Sociais

Cecília Montalvão, esposa do empresário Maurício Camisotti, apresentou ao Senado Federal um pedido para não comparecer ao depoimento marcado na CPMI do INSS. No requerimento, ela alegou ser alvo de investigações e defendeu que deveria ter o mesmo tratamento dado a outros convocados que não foram obrigados a depor.

Entre os argumentos, Cecília afirmou ainda não ter condições financeiras de arcar com a viagem a Brasília, já que está com os bens bloqueados pela Justiça. Também questionou a legalidade do prazo de convocação, que, segundo ela, teria sido inferior às 72 horas previstas em lei.

Carlos Viana também frisou que a convocação foi aprovada de maneira colegiada pela Comissão e que Cecília Montalvão foi chamada na condição de testemunha, não de investigada.

A CPMI do INSS investiga um esquema de fraudes em benefícios previdenciários, que teria movimentado milhões de reais em desvios. Maurício Camisotti, marido de Cecília, é apontado como um dos articuladores do esquema e já prestou depoimento aos parlamentares. O colegiado tenta esclarecer o papel de pessoas próximas ao empresário e as conexões políticas envolvidas no caso.

O depoimento de Cecília é considerado estratégico pelos integrantes da Comissão, que enxergam nela uma possível peça-chave para detalhar como funcionava a estrutura do grupo e quais autoridades poderiam ter sido beneficiadas.

Por

Aline Pessanha é jornalista, com Pós-graduação em Marketing e Comunicação Integrada pela FACHA - RJ. Possui passagem pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, como repórter de TV e de rádio, além de ter sido repórter na Inter TV, afiliada da Rede Globo.

Tópicos
 

 

Belo Horizonte