Cardápio impresso em bares e restaurantes pode se tornar obrigatório em BH; entenda

Projeto de lei que trata sobre o tema foi aprovado em definitivo pela Câmara Municipal de Belo Horizonte nesta segunda-feira (3)

Imagem ilustrativa de um cardápio

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou, em definitivo, o Projeto de Lei (PL) que prevê a obrigatoriedade do cardápio impresso em restaurantes, bares e demais estabelecimentos comerciais da capital mineira.

O projeto, em primeiro turno, previa que os locais que optarem pelo cardápio digital precisariam disponibilizar também a internet de forma gratuita para os clientes fazerem a consulta. Durante a tramitação, no entanto, foram apresentados dois substitutivos:

  • 1º, da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ), retirava a obrigação dos estabelecimentos de fornecerem a internet gratuitamente, mas mantendo a disponibilização do cardápio impresso.
  • 2º, do vereador Arruda (Republicanos), autor do projeto de lei, retira a necessidade dos comércios fornecerem internet gratuita, mantém a obrigatoriedade dos estabelecimentos oferecerem a versão impressa dos cardápios, acrescentando a possibilidade da consulta dos clientes serem feitas via tablet, fornecido pelo bar ou restaurante.

O primeiro substitutivo foi rejeitado e o segundo foi aprovado.

Para o autor do PL, se sancionada pelo prefeito da capital mineira, Álvaro Damião (União Brasil), a proposta poderá trazer mais acessibilidade para os clientes, especialmente para o público com 60 anos ou mais.

“Os idosos têm uma certa dificuldade, os aparelhos [celulares] são mais simples e tem a dificuldade de acessar a internet para poder escanear o QR Code”, explicou para a reportagem.

O texto determina que, uma vez sancionado pelo Executivo, os bares e restaurantes terão 90 dias para fazerem as adequações.

Leia também

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...