Itatiaia

Capitão do Exército e empresários são condenados por corrupção pelo STM

Denúncia aponta fraudes na compra de alimentos para unidades militares, beneficiando empresas ligadas ao esquema

Por
Hoje, são exigidos 35 anos de serviço nas Forças Armadas, mas não há uma idade mínima para essa transição • Paulo Pinto/Agência Brasil

O Superior Tribunal Militar (STM) manteve a condenação de um capitão do Exército por corrupção passiva e de dois empresários por corrupção ativa, todos envolvidos em um esquema de fraudes no 5º Regimento de Cavalaria Mecanizado, sediado em Quaraí (RS), na fronteira com o Uruguai.

Leia mais: Major do Exército tem patente cassada pelo STM após falsificar atestado médico

O julgamento já havia sido concluído em outubro do ano passado. Na quinta-feira (3), por unanimidade, o plenário do STM negou o recurso da defesa e acolheu o do Ministério Público Militar (MPM), mantendo as condenações e ajustando as penas.

As investigações revelaram que as três empresas ligadas ao grupo tinham o mesmo endereço e contador, e eram controladas informalmente pelo empresário, com familiares e funcionária atuando como sócios e gerente operacional.

A chamada “Operação Química” revelou fraudes em licitações, com fornecimento de produtos diferentes dos contratados, preços inflados e simulação de concorrência.

Os réus firmaram acordos de colaboração premiada, confirmando o esquema. Ainda cabe recurso ao STM e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Com pena superior a dois anos, o oficial poderá ser alvo de processo para perda do posto e da patente, conforme a Constituição

Por

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio

Tópicos
 

 

Belo Horizonte