Itatiaia

Campos Neto não garante queda de juros mesmo com aprovação de arcabouço fiscal

Expectativa do governo, que tem criticado taxa de juros a 13,75%, é de que Selic caia com aprovação de projeto que será enviado ao Congresso

Por
Campos Neto elogiou Haddad, mas disse não haver relação direta entre arcabouço e taxa de juros
Campos Neto elogiou Haddad, mas disse não haver relação direta entre arcabouço e taxa de juros • Reprodução

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta quarta-feira (5) que não há uma relação direta entre a aprovação do arcabouço fiscal proposto pelo Ministério da Fazenda e a queda na taxa de juros determinada pelo BC.

Campos Neto, que tem sido criticado por integrantes do governo federal desde quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu o cargo, em janeiro, participou de um evento do Grupo Esfera.

A principal crítica do governo com relação ao Banco Central é a atual taxa básica de juros, a Selic, que está em 13,75% desde o ano passado. O governo federal considera a taxa alta e que limita o crescimento econômico e a concessão de crédito a pessoas e empresas.

Campos Neto disse reconhecer o esforço do ministro Fernando Haddad (PT) para aprovar o arcabouço fiscal no Congresso Nacional, mas sugeriu que, mesmo se o projeto for aprovado, não há certeza sobre uma eventual queda de juros.

"Não existe relação mecânica entre o arcabouço fiscal e a taxa de juros na forma como é colocada. O mais importante é como as medidas que estão sendo anunciadas afetam o canal das expectativas", disse.

O presidente do Banco Central disse, ainda, que a instituição trabalha com um sistema de metas e que as decisões são baseadas "na inflação corrente, no hiato do produto, que é a capacidade do país crescer sem gerar inflação e na expectativa da inflação para frente".

Por

Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.

 

 

Belo Horizonte
Campos Neto não garante queda de juros mesmo com aprovação de arcabouço fiscal | Rádio Itatiaia