Câmara de BH aprova, em primeiro turno, empréstimo de R$ 500 milhões para a prefeitura

O Executivo afirma que o dinheiro será usado para a implementação de Programa BH Resiliente

Projeto foi encaminhado ao Legislativo pelo prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião

A prefeitura de Belo Horizonte está mais perto de conseguir um empréstimo de até R$ 500 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou outra instituição financeira. Vereadores da Câmara Municipal (CMBH) aprovaram, em primeiro turno, o Projeto de Lei (PL) 401/2025, de autoria do prefeito Álvaro Damião (União Brasil), que autoriza a operação de crédito.

O Executivo afirma que o dinheiro será usado para a implementação de Programa BH Resiliente, o que inclui obras de captação de água na rotatória do bairro Calafate, a revitalização de parques urbanos, a arborização urbana, a implantação de corredores verdes e também a requalificação de vilas e favelas.

Leia também

Apesar da aprovação, por 33 votos favoráveis, a proposta recebeu cinco votos contrários e uma abstenção. O vereador Uner Augusto (PL), que votou contra o projeto, chegou a afirmar que a Câmara estaria entregando um “cheque em branco” para a prefeitura.

“Imagino que nossa cidade está mil maravilhas. Tá tudo bem no Barreiro, tá tudo bem na região Nordeste, não está caindo árvore, está tudo excelente. O que a gente fez aqui hoje foi dar sim um cheque em branco político para o prefeito”, ironizou.

O líder de governo, vereador Bruno Miranda (PDT), minimizou as críticas e afirmou que “todas as explicações estão detalhadas no projeto”. “Isso tudo não é tirado do zero, isso são estudos profundos feitos pela Secretaria de Obras, pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), mas eles sempre votam contrariamente esse tipo de questão por fazerem parte da oposição, infelizmente”, disse à Itatiaia.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.

Ouvindo...