‘Cachorro de muito dono, morre de fome’, diz Lula após escolha de novo CEO da Vale
Presidente criticou o diálogo com os acionistas minoritários da mineradora em discussão sobre acordo para o pagamento da indenização pelos danos causados em Mariana

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (27) as intenções de governos passados em privatizar empresas estatais, como a Petrobras e os Correios. Durante essa defesa, o presidente citou o caso da mineradora Vale, privatizada em 1997. Ele afirmou que, atualmente, não é possível saber nem quem é o presidente responsável pela mineradora.
Na noite de segunda-feira (26), o executivo Gustavo Pimenta foi eleito presidente pelo conselho administrativo da Vale por unanimidade. Lula, que já havia criticado a diretoria deles em outra ocasião, voltou a questionar a falta de influência do governo federal ou de uma autoridade sobre a mineradora.
“A Vale, que tinha uma diretoria, eu sabia quem era o presidente, a gente sabia quem era. Hoje, nessa discussão que a gente está, de fazer um acordo para receber dinheiro de Mariana, o dinheiro que prometeram pro povo, você não tem dono. Uma tal de 'corporate' que não tem dono, monte de gente com 2%, monte de gente com 3%. É que nem cachorro de muito dono, morre de fome, morre de sede", criticou o presidente.
“Quando nós resolvermos tirar essa empresa do rol de privatização, é preciso que vocês saibam que nós assumimos um compromisso dela ser melhor daqui a dois anos do que ela é hoje”, finalizou o presidente.
Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio



