Itatiaia

Bertha Maakaroun | Lula e Álvaro Damião: Alianças e próximos passos na política mineira

Damião afinou o relacionamento com o governo federal, embora seja de um partido que tenha desembarcado da gestão de Lula nesta semana

Por
Prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, e presidente Lula
Prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, e presidente Lula • Reprodução

Troca de afagos e aproximação política entre o presidente Lula (PT) e o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União). Em seu discurso de abertura da agenda com Lula no Aglomerado da Serra, nesta quinta-feira (4), para o lançamento do programa “Gás do Povo”, Álvaro Damião demonstrou que colocará os interesses da capital acima de questões partidárias.

Assistir vídeo:

Embora seja filiado ao União Brasil, legenda federada ao PP que anunciou, esta semana, a decisão de deixar a base de apoio do governo Lula, Damião afinou o relacionamento com o governo federal. É a mesma política adotada pelo prefeito Fuad Noman (PSD), falecido em março deste ano.

Lula fez convite público a Damião para que o visite em Brasília. O prefeito confirmou que na semana que vem, estará na capital federal para assinar convênios da ordem de R$ 500 milhões entre Prefeitura e União.

Em Minas, a federação União Progressista tende ao alinhamento com a candidatura do vice-governador Mateus Simões (Novo). Mas se o senador Rodrigo Pacheco (PSD) – quem articulou a chapa Fuad Noman-Álvaro Damião – confirmar a candidatura ao governo de Minas, a tendência é de que Damião apoie Pacheco e a seu campo político.

 

 

Belo Horizonte