Ouvindo...

Anastasia destaca ‘boom’ das concessões em Minas e não vê interrupção com tarifaço

Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) participou em um painel sobre concessões na Infrabusiness Expo, realizada em Belo Horizonte

Ministro do Tribunal de Contas da União, Antônio Anastasia

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antônio Anastasia diz que Minas vive um ‘boom’ de concessões e que as rodovias que cortam o estado e que são recém concedidas, como a BR-381 e BR-040, são vistas com otimismo pelo Tribunal. A fala aconteceu em entrevista à Itatiaia após a participação em um painel sobre concessões na Infrabusiness Expo 2025, que é realizada em Belo Horizonte.

“Não há dúvidas, já estão sendo bem sucedidas. Felizmente, nos últimos anos houve um grande boom das concessões, eu fiz aqui publicamente o registro do trabalho do ministro Renan Filho, que tem se empenhado muito para essas concessões de Minas Gerais, as obras em Minas, nas estradas federais, elas vão favorecer o Brasil todo, não só Minas Gerais”, destaca o ministro.

“O nosso estado é de entroncamento e de passagem também, além da nossa própria riqueza, então isso é muito importante, as concessões estão sendo feitas, já estão em funcionamento, como disse aqui o diretor-geral da ANTT, já temos as obras sendo realizadas e é um momento de falar de muito otimismo, com previsão de investimento de mais de R$ 100 bilhões nos próximos oito anos em Minas Gerais em obra de infraestrutura, é um momento muito bom e eu fico muito feliz por isso” afirmou.

Ainda segundo o ministro, as tensões econômicas e políticas entre Brasil e Estados Unidos, com a aplicação de tarifas em exportações brasileiras, não devem causar impactos na atração de investimentos em infraestrutura, especialmente em Minas Gerais.

“Os contratos estão sendo feitos com muita segurança jurídica e o ambiente econômico das publicações (é positivo). Estou muito otimista ", finalizou.

Leia também

Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.