ALMG marca vistoria em empresa denunciada por mineração irregular na Serra do Curral
Há duas semanas, a Prefeitura de Belo Horizonte interditou as operações da Empabra na mina Granja Corumi, localizada em um dos principais cartões-postais de BH

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) marcou para a próxima segunda-feira (3) uma vistoria na Empresa de Mineração Pau Branco (Empabra), localizada na Serra do Curral. Nas últimas semanas, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) interditou as operações no local após denúncias de irregularidades na mina.
Autora do requerimento que autorizou a visita técnica no local, a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) diz que a empresa utiliza uma licença de recuperação de uma área degradada pela mineração para continuar na extração mineral.
No ano passado, a Agência Nacional de Mineração (ANM) autorizou a empresa a retirar o minério previamente lavrado e que está estocado na mina. A autorização, no entanto, não permite que a empresa siga extraindo minério de ferro no local.
A operação da Empabra na Serra do Curral foi interditada por decisão da Prefeitura de Belo Horizonte em 15 de maio, após uma ação de fiscalização no local. A empresa foi multada em R$ 65 mil, mas negou irregularidades na operação.
Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.



