ALMG dá sinal verde à Artemig em meio a polêmica dos pedágios no Vetor Norte
O texto foi aprovado em segundo turno nesta quarta-feira (23) e segue para a sanção do governador Romeu Zema (Novo)

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou em segundo turno, nesta quarta-feira (23), o projeto de lei que cria a Agência Reguladora de Transportes do Estado de Minas Gerais (Artemig). A proposta, que é de autoria do governo Romeu Zema (Novo), recebeu diversas modificações durante a tramitação no legislativo.
A versão "mineira" da Agência Nacional de Transportes Terrestes (ANTT) foi aprovada diante do debate acerca da concessão de rodovias estaduais à iniciativa privada.
Após receber críticas de deputados de direita e também de esquerda, o governador anunciou que faria mudanças no edital das rodovias do Vetor Norte da Região Metropolitana para minimizar os impactos dos pedágios pagos por motoristas que passam diariamente pelos trechos que seriam privatizados.
"Tiveram novas emendas que foram aperfeiçoadas e votadas por todos os deputados, especialmente da oposição, que, por exemplo, melhoram a participação da população, acompanhando melhor o trabalho da Artemig, mas fazendo com que a agência preste contas com alguma regularidade para a própria Assembleia, que já tem o poder de fiscalização".
Na avaliação do líder do governo na Assembleia, deputado João Magalhães (MDB), apesar das modificações, o saldo ainda é positivo. Para ele, o projeto é "moderno" e representa uma "tendência" no serviço público.
Com a aprovação, o texto segue para a sanção do governador.
*** Matéria em atualização.
Jornalista graduado pela PUC Minas; atua como apresentador, repórter e produtor na Rádio Itatiaia em Belo Horizonte desde 2019; repórter setorista da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Correspondente da Rádio Itatiaia em São Paulo. Apresentador do quadro Palavra Aberta e debatedor do Conversa de Redação. Ingressou na emissora em 2023. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. Na Band, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na Band News FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do Band News TV. Vencedor de nove prêmios de jornalismo. Em 2023, foi reconhecido como um dos 30 jornalistas mais premiados do Brasil.
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já foi produtora de programas da grade e repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.





