Belo Horizonte
Itatiaia

A disputa entre dois deputados pela coordenação da bancada mineira no Congresso

Guedes chegou a combinar o posto com o governo Lula, mas boa parte dos parlamentares querem Faria

Por
Paulo Guedes (esquerda) e Luiz Fernando Faria (direita) buscam coordenar a bancada de parlamentares mineiros no Congresso
Paulo Guedes (esquerda) e Luiz Fernando Faria  • Divulgação

Os deputados federais Luiz Fernando Faria (PSD-MG) e Paulo Guedes (PT-MG) têm travado, nos últimos dias, uma intensa disputa para assumir o posto de coordenador da bancada mineira no Congresso.

Guedes chegou a combinar o posto com interlocutores do governo Lula, mas "esqueceu de acertar" com boa parte da bancada, que já havia alinhado apoio a Faria.

A coluna apurou que Luiz Fernando Faria possui apoio de maioria da bancada, inclusive dos três senadores. "Só não tem de todos porque não pediram aos parlamentares do PT, PSOL e nem pra Duda", conta um deputado.

Apesar de já existir uma maioria de apoio ao nome de Faria, o grupo ligado ao deputado do PSD ainda tenta alinhar conversas com Paulo Guedes e outras lideranças petistas em busca de um "acordo pacífico".

Por

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.