Ouvindo...

Quaest: Zema cresce em intenção de voto, mas segue pouco conhecido do eleitorado

Levantamento também apontou que o mineiro permanece como um dos candidatos mais desconhecidos pelo eleitorado, o que pode atrapalhar sua pretensões eleitorais

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo)

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (5) aponta um avanço gradual do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), nos cenários para 2026 caso tente disputar a presidência da república. No entanto, o levantamento também apontou que o mineiro permanece como um dos candidatos mais desconhecidos pelo eleitorado, o que pode atrapalhar sua pretensões eleitorais.

Em simulação de segundo turno contra o presidente Lula, Zema atingiu 33% das intenções de voto em maio (contra 28% em janeiro e 31% em março). Enquanto isso, a parcela de entrevistados que afirmam não conhecer o governador caiu levemente, de 62% para 60% no mesmo período.

Leia também

No ranking de “conhece e votaria” para lideranças nacionais, Zema foi de 15% em janeiro para 18% em maio, desempenho ainda tímido se comparado a nomes como de Tarcísio de Freitas (28%) e Ratinho Junior (23%), que aparecem melhor colocados entre os governadores que pretendem disputar a presidência em 2026.

Por outro lado, Zema mantém uma rejeição baixao, em torno de 22%, número inferior ao de Lula (57%) e Jair Bolsonaro (55%).

Busca por espaço

Ciente de sua limitação diante do grande público, Zema tem buscado espaço na mídia nacional, especialmente por meio de críticas ao governo federal e falas contraditórias, buscando o apoio dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A pesquisa mostra que a estratégia tem gerado uma visibilidade pontual, mas não capaz reverter a alta taxa de desconhecimento.

A Genial/Quaest ouviu 2.004 brasileiros entre 29 de maio e 1º de junho, em 120 municípios, com margm de erro de 2 pontos percentuais.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio