Ouvindo...

Zema veta seis projetos e oposição diz que vai trabalhar para derrubá-los na ALMG

Já o líder da bancada independente, Bruno Engler, diz que PL não “fechará questão” e promete liberdade a deputados

Líder do bloco da minoria na ALMG, Cristiano Silveira (PT) disse que governo foi ‘infeliz’ nos vetos

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), enviou mensagem nesta quarta-feira (19) à Assembleia Legislativa informando que vetou seis projetos aprovados pelos deputados no final do ano passado.

A maioria dos textos vetados é de autoria de deputados da oposição. O bloco destes parlamentares afirma que os projetos eram para garantir os direitos dos trabalhadores da educação, fortalecer a Defesa Civil e as brigadas civis e voluntárias de combate a incêndios, combater a violência doméstica e apoiar políticas de apoio a pessoas com deficiência.

Leia também

Para que a Assembleia consiga derrubar um veto do governador, é necessária a formação de uma maioria absoluta do Parlamento, com, no mínimo, 39 votos contrários. Integrante da oposição e líder do bloco da minoria na Casa, Cristiano Silveira (PT), disse que a oposição vai trabalhar para derrubar os vetos.

“Nós vamos trabalhar para derrubar os vetos, porque, no nosso entendimento, tudo o que foi apresentado pelo nosso bloco é pertinente, nasce e é gerado a partir das necessidades da sociedade, e foi discutido aqui ao longo de todo o ano. Então, acho que o governo foi muito infeliz quando veta esse tipo de matéria”, analisou Silveira.

Como a Itatiaia já mostrou, há possibilidade de que a bancada independente do PL possa se unir com a oposição em alguns temas contra o governo Zema. Nesta quarta, isso já ocorreu. Deputados do PL e da oposição se uniram em torno de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para tentar impedir que o Executivo consiga implementar pedágios na região metropolitana de Belo Horizonte.

Líder da bancada do PL, o deputado Bruno Engler foi questionado se o partido irá orientar a bancada sobre os vetos de Zema. “A bancada do PL não fecha questão, os nossos deputados têm liberdade de votar de acordo com as suas convicções, com a sua consciência. Mas, evidentemente, a gente sugere qual seria o melhor caminho para aqueles que gostariam de seguir. E a gente vai analisar caso a caso, não só esses vetos que aí estão, como futuros vetos que vêm, ou mesmo projetos de governo, quais que são oportunos de a gente manter ou derrubar”, disse Engler.

Confira os projetos e os vetos do Governador Romeu Zema (Novo)

Mensagem nº 176/2024, encaminhando o Veto nº 18/2025 (Veto total à Proposição de Lei nº 26.033, de 2024, que veda ao fornecedor o repasse do custo relativo à emissão de boleto bancário, carnê de pagamento e demais documentos de cobrança).

Mensagem nº 177/2024, encaminhando o Veto nº 19/2025 (Veto parcial à Proposição de Lei nº 26.129, de 2024, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual de Ação Governamental PPAG 2024-2027 - para o exercício de 2025)

Mensagem n° 178/2024, encaminhando o Veto nº 20/2025 (Veto parcial à Proposição de Lei nº 26.130, de 2024, que estima as receitas e fixa as despesas do Orçamento Fiscal do Estado e do Orçamento de Investimento das Empresas Controladas pelo Estado para o exercício de 2025)

Mensagem n deg 180/2025, encaminhando o Veto nº 21/2025 (Veto parcial à Proposição de Lei n deg 26.107, de 2024, que dispõe sobre a transação resolutiva de litígios de natureza tributária e não tributária inscritos em dívida ativa e dá outras providências).

Mensagem n deg 181/2025 encaminhando o Veto nº 22/2025 (Veto total à Proposição de Lei n deg 26.114, de 2024, que dispõe sobre a criação para fins de reprodução e a comercialização de cães e gatos de raça no Estado e dá outras providências).

Mensagem n deg 182/2025, encaminhando o Veto nº 23/2025 (Veto parcial à Proposição de Lei n deg 26.117, de 2024, que institui o Estatuto da Igualdade Racial no Estado).


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política na Rádio Itatiaia. Começou no rádio comunitário aos 14 anos. Graduou-se em jornalismo pela PUC Minas. No rádio, teve passagens pela Alvorada FM, BandNews FM e CBN, no Grupo Globo. No Grupo Bandeirantes, ocupou vários cargos até chegar às funções de âncora e coordenador de redação na BandNews FM BH. Na televisão, participava diariamente da TV Band Minas e do BandNews TV. Vencedor de 8 prêmios de jornalismo. Já foi eleito pelo Portal dos Jornalistas um dos 50 profissionais mais premiados do Brasil.