Ouvindo...

Presidente da ALMG celebra aprovação do Propag no Senado: ‘histórico’

Tadeu Martins Leite (MDB) elogiou participação do presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (MDB) nas articulações do projeto

Tadeu Leite espera receber, ainda em março, proposta da União para renegociar dívida de Minas

O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite (MDB), comemorou a aprovação do Projeto de Lei de Reestruturação do Regime de Recuperação Fiscal (Propag) no Senado Federal. O projeto oferece um novo modelo para lidar com a dívida do estado, estimada atualmente em R$ 165 bilhões.

A proposta busca substituir o antigo regime de pagamentos e, de acordo com Tadeu, a mudança trará um alívio significativo para as contas públicas do estado.

“Este é um momento histórico para Minas Gerais e para todo o Brasil. Conseguimos, por meio de um esforço coletivo envolvendo a Assembleia, o Congresso Nacional, o Governo do Estado e o Governo Federal, consolidar uma solução para um problema que vinha comprometendo o desenvolvimento do estado por mais de duas décadas”, destacou o presidente.

Tadeu também elogiou a articulação do presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, na condução das negociações. “O diálogo foi essencial para alcançarmos essa vitória. Essa solução nasceu em Minas Gerais, mas agora abre caminhos para outros estados enfrentarem situações semelhantes”.

O Propag passou pelo Senado nesta terça-feira (17) com 72 votos favoráveis. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), esteve em Brasília para acompanhar a votação. Agora, o projeto segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Graduado em jornalismo e pós graduado em Ciência Política. Foi produtor e chefe de redação na Alvorada FM, além de repórter, âncora e apresentador na Bandnews FM. Finalista dos prêmios de jornalismo CDL e Sebrae.