Com a promessa de melhorar os níveis dos reservatórios do país, a Agência Nacional de Águas (ANA) colocará duas novas resoluções em vigor a partir da próxima segunda-feira (2). Responsável pela articulação, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), afirma que as alterações vão contribuir para segurança energética nacional.
A Itatiaia consultou o Ministério para entender o impacto das alterações. Na prática, conforme o MME, as medidas dão autorização para as usinas hidrelétricas estocarem mais água durante o atual período chuvoso e melhorarem os níveis dos reservatórios no país.
As medidas fazem parte de um esforço do Ministério para recuperação e manutenção dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas a partir de ajustes pontuais na operação no Sistema Interligado Nacional (SIN). A intenção é que as alterações provoquem melhorias nos níveis dos reservatórios de Furnas e Mascarenhas de Moraes, no rio Grande, em Minas Gerais, e Emborcação e Itumbiara, no rio Paranaíba, em Goiás.
“Temos fortalecido o debate das políticas de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) no Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), aprimorando estrategicamente a forma de gestão dos recursos energéticos disponíveis nas bacias hidrográficas de modo a manter a segurança do atendimento eletroenergético em harmonia com a segurança hídrica para os diversos usos múltiplos das bacias. Sabemos da importância de Furnas para o turismo, a psicultura e outras atividades que fortalecem a economia da região”, afirmou Alexandre Silveira.