O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na manhã deste sábado (16) com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, no Rio de Janeiro.
Foi o primeiro encontro de uma série de reuniões bilaterais que o petista fará com outros chefes de Estado paralelamente à agenda da Cúpula de Líderes do G20, que acontecerá na próxima segunda e terça-feira (18 e 19) na capital fluminense.
Em nota, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou que Lula e Guterres conversaram sobre o “G20 Social, a programação da Cúpula do G20, o andamento da COP29 e as negociações sobre clima e meio ambiente que acontecem em Baku, no Azerbaijão”.
- Leia mais:
Alckmin fala em negacionismo e Marina diz que Argentina vai ficar ‘presa do lado de fora’
Pelo lado brasileiro, participaram da reunião, além do presidente, o chanceler, Mauro Vieira; a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; e o assessor especial da Presidência, Celso Amorim.
Lula afirmou em suas redes sociais que ele e o secretário-geral da ONU vão dialogar para que as próximas sedes do grupo “adotem como prática a realização do G20 Social, ouvindo as demandas dos movimentos sociais e da sociedade civil”.
O G20 Social foi criado durante a gestão do Brasil à frente do grupo com o objetivo de ouvir as sugestões da sociedade para a política e a economia mundial.