Ouvindo...

Moraes abre inquérito, e PF intima ex-assessor do ministro no TSE por conversas vazadas

Eduardo Tagliaferro é personagem central em conversas que foram vazadas

O ministro Alexandre de Moraes e Eduardo Tagliaferro, ex-TSE

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, abriu um inquérito contra Eduardo Tagliaferro, perito digital que atuou como chefe da assessoria anti-desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele é um dos nomes centrais nas conversas vazadas que apontam o uso extraoficial da Justiça Eleitoral pelo ministro para embasar decisões no STF.

O processo corre em sigilo. Tagliaferro foi intimado pela Polícia Federal para prestar depoimento sobre o caso ainda nesta quarta-feira (21).

O conteúdo de conversas entre ele e o juiz auxiliar de Moraes no STF, Airton Vieira, foi revelado na última semana. As mensagens apontam que havia determinações informais do ministro para a produção de relatórios contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Os documentos embasariam decisões nos processos em curso.

Leia também

De acordo com a reportagem da “Folha de S. Paulo”, as mensagens revelam um fluxo fora do comum envolvendo o TSE e o STF. Entre os envolvidos nas mensagens está o principal assessor de Moraes no STF.

Em alguns momentos das conversas, segundo a “Folha de S. Paulo”, assessores relataram irritação do ministro com a demora no atendimento às suas ordens. Clique aqui e leia os trechos das conversas.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.