O presidente Lula recebe nesta segunda-feira (04), no Palácio do Planalto, a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva. Também participam da reunião a ex-presidente brasileira e atual presidente do Banco de Desenvolvimento do Brics, Dilma Rousseff, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O encontro com Georgieva ocorre logo após a participação da diretora na reunião dos Ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do G20, ocorrida entre 28 e 29 de fevereiro, em São Paulo. Na ocasião, Georgieva elogiou as reformas econômicas do Brasil e, em relação às perspectivas globais, indicou uma recuperação econômica do país, mas alertou para os riscos de inflação persistente, crescimento econômico fraco e vulnerabilidades no setor financeiro.
Após a reunião com a diretora-geral do FMI, Lula recebe no Palácio do Planalto o Presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB), Jin Liqun. O encontro também será acompanhado por Dilma e Haddad.
O banco, de capital majoritariamente Chinês, investe em projetos de mudança climática e economia verde, acesso a tecnologia e conectividade. A princípio, o Brasil é sondado para ampliar os investimentos no país com recursos do banco.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular.