Podcast debate um ano de conflito no Oriente Médio envolvendo Israel e Hamas
Guerra completa 1 ano na próxima segunda-feira (7) e já deixou em torno de 40 mil mortes

O conflito entre Israel e o Hamas está completando um ano. No dia 7 de outubro do ano passado, Israel declarou guerra após ataque sangrento do grupo terrorista.
Só no primeiro ataque, morreram cerca de 1.000 civis e cerca de 200 militares. Além disso, em torno de 250 pessoas foram sequestradas pelo Hamas. Por outro lado, Israel respondeu pedindo que palestinos deixassem a Faixa de Gaza, e promoveu uma ofensiva terrestre, matando terroristas e civis.
Desde então, a tensão no Oriente Médio só se ampliou com o Hamas sendo apoiado por outros grupos terroristas como o Hezbollah (do Líbano) e os Houthis (do Iêmen). Esses grupos armados são treinados pelo Irã, que teve o consulado atacado na Síria. O governo iraniano acusou Israel e jurou vingança.
Nas últimas semanas, houve uma escalada da violência na região com ataques entre Israel e o Hezbollah no território libanês, inclusive na Capital Beirute. E agora já foram registrados ataques entre Israel e o Irã.
Episódio da semana
Para fazer uma análise desse 1 ano do conflito no Oriente Médio, o Palavra Aberta recebe um brasileiro que é integrante do Juprog (Judeus Progressistas) e da J-Amlat (movimento em construção de judeus latinoamericanos de esquerda), Mauro Nadav. Participa do debate também o doutor em Direito Internacional, professor do Centro Universitário Arnaldo, Vladimir Feijó.
O podcast
O podcast Palavra Aberta vai ao ar todos os sábados, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios anteriores nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.



