Podcast debate o aumento dos casos de feminicídio no Brasil
Observatório Feminino recebe especialistas e relembra casos de feminicídio que marcaram a semana

Ao longo desta semana três casos graves de violência contra mulheres em Belo Horizonte chocaram todo o país. Um desses casos foi a morte da capitã da Polícia Militar de Minas Gerais, Michele Leão Azevedo, que foi levada já sem vida para um hospital de BH na última segunda-feira (20). No mesmo dia, uma mulher de 35 anos foi encontrada morta dentro do próprio apartamento, na região Oeste da capital mineira.
Na manhã seguinte, terça-feira (21), uma mulher foi lançada de um prédio pelo próprio companheiro. Apesar da queda, ela sobreviveu.
Os três episódios ocorreram com um intervalo de menos de 24 horas e têm em comum a suspeita de violência praticada por homens com quem as vítimas mantinham ou mantiveram relacionamento afetivo, cenário que representa a maioria dos casos de feminicídio registrados no país.
Dados alarmantes
Em 2025 o Brasil registrou 1.571 vítimas de feminicídio, o maior número da série histórica, segundo o 20º Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Esse número representa o aumento de 4% em relação a 2024, consolidando a tendência de crescimento do feminicídio no Brasil.
Em pauta
No episódio deste domingo (26), o Observatório Feminino comenta sobre esses dados e debate sobre as mulheres serem maioria do eleitorado brasileiro, com 83 milhões de eleitoras.
Participam do episódio a promotora de justiça e coordenadora da Casa Lílian, um centro estadual de apoio às vítimas de feminicídio, Ana Tereza Giacomini. Além dela, participa da conversa a Neuropsicóloga e Colaboradora da Rede ABRAÇO, Petrúcia Melo.
O podcast
O podcast Observatório Feminino vai ao ar todos os domingos, às 8h30, na Rádio Itatiaia. Você também pode ouvir os episódios nas plataformas de áudio, e no Youtube da Rádio de Minas.
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.



