Itatiaia

Zezé Di Camargo é a primeira atração confirmada no Festival da Batata em Ouro Branco

Cantor se apresenta no dia 23 de outubro na abertura da 39ª edição do evento

Por
Zezé Di Camargo
Lana Pinho/Divulgação

A Prefeitura de Ouro Branco anunciou nesta segunda-feira (25), a primeira atração confirmada para a 39ª edição do Festival da Batata. O cantor Zezé Di Camargo fará show no dia 23 de outubro, data de abertura do evento, na Praça de Eventos da cidade.

O Festival da Batata será realizado entre os dias 23 e 26 de outubro. Outras atrações devem ser anunciadas pela organização nos próximos dias.

Zezé Di Camargo consolidou sua carreira na música sertaneja ao lado do irmão Luciano, dupla formada em 1991. O sucesso nacional veio com a música “É o Amor”, que projetou a carreira dos dois em todo o país. Após mais de três décadas de parceria, Zezé iniciou carreira solo em 2024, quando lançou o projeto “Rústico”, seu primeiro trabalho independente.

A trajetória da dupla foi tema do filme “2 Filhos de Francisco”, lançado em 2005, que retratou a infância em Goiás e a influência do pai, Francisco Camargo, no incentivo à vida musical dos filhos.

O Festival da Batata é considerado a principal festa popular de Ouro Branco. Criado nos anos 1980, tem origem no período conhecido como “Ciclo da Batata”, quando a produção do tubérculo era significativa no município. As primeiras edições aconteciam em formato de baile, organizadas por produtores para comemorar a colheita. A decoração era feita com batatas e havia a eleição da “Rainha e Princesa da Batata”, escolhidas entre as filhas de agricultores.

Com o passar dos anos, o festival ganhou maior dimensão e se transformou em evento de turismo e cultura. A festa manteve a batata como símbolo central e reúne apresentações artísticas, feira gastronômica e outras atividades ligadas à tradição local.

Por

Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.

 

 

Belo Horizonte