Belo Horizonte
Itatiaia

Vereador solicita medidas contra trânsito irregular na Estrada da Purificação

Renato Zoroastro encaminha representação à Vale, Samarco e OUROTRAN, pedindo fiscalização de veículos pesados e controle de velocidade.

Por
Igor Varejano

Nesta quinta-feira (17), o vereador Renato Zoroastro encaminhou uma representação às empresas Vale e Samarco, com cópia para a OUROTRAN, solicitando medidas em relação ao trânsito irregular na Estrada da Purificação, que liga Ouro Preto a Antônio Pereira.

O vereador destacou que a via possui restrições específicas para a circulação de veículos pesados, como caminhões e carros de serviços corporativos, que não estão sendo respeitadas. O prefeito Angelo Oswaldo foi consultado sobre a situação.

O prefeito afirmou que muitos caminhões descumprem a legislação e as barreiras, utilizando uma estrada inadequada para veículos de grande porte. Ao chegarem a Ouro Preto, os caminhões enfrentam dificuldades nas vias, gerando congestionamentos. O uso da ladeira João de Paiva não é viável, levando os motoristas a optarem pela 24 de Junho ou pela 15 de Agosto, o que causa problemas adicionais em vias estreitas. A Prefeitura implementou um sistema de fiscalização com câmeras e está monitorando a situação. A Guarda Municipal, a OUROTRAN e a Secretaria de Segurança e Trânsito estão atentas, mas alguns motoristas ainda desrespeitam a legislação.

Outro problema identificado é o excesso de velocidade na Estrada da Purificação, que aumenta o risco de acidentes e compromete a segurança de moradores e pedestres. Renato Zoroastro solicitou reforço na fiscalização, instalação de câmeras de segurança ao longo da via e aumento da fiscalização da velocidade dos veículos.

Na reunião de quinta-feira, o vereador reiterou a representação à Vale e à Samarco, solicitando providências sobre o tráfego de veículos pesados e o descumprimento do limite de velocidade. Ele destacou que essa questão é uma preocupação constante, recebendo frequentes reclamações de usuários da via. Durante as discussões na Câmara, foram solicitadas melhorias na sinalização e a instalação de câmeras para monitoramento.

Zoroastro pediu novamente que a OUROTRAN fiscalize de perto a utilização da via, garantindo o cumprimento de um decreto assinado no ano passado que proíbe a circulação de determinados veículos. Ele enfatizou que a representação reflete a preocupação do mandato e de diversos cidadãos que utilizam a estrada, procurando garantir a fiscalização e a aplicação do decreto.

Por

Felipe Hanson, natural de São José dos Campos e se aventurando como estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto, no momento, Estagiário na Itatiaia Ouro Preto.