UFOP revela efeito protetor de bactérias na pele de anfíbios
Pesquisa da Universidade Federal de Ouro Preto revela potencial de bactérias cutâneas na defesa contra contaminantes e sugere novas abordagens para remediação ambiental.

Uma pesquisa conduzida pelo professor Leandro Moreira, do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto, revelou que a microbiota da pele de anfíbios pode desempenhar um papel importante na proteção contra a contaminação por arsênio. O estudo, que envolveu a doutoranda Isabela Cordeiro, começou após Moreira observar a presença de anfíbios em áreas próximas ao campus Morro do Cruzeiro, apesar dos elevados níveis de arsênio no solo e na água da região do quadrilátero ferrífero.
A pesquisa foi realizada na Estação Ecológica Tripuí e analisou 328 cepas bacterianas isoladas da pele de 21 rã, de sete espécies distintas. Os resultados mostraram que rã expostas a ambientes aquáticos por períodos mais longos apresentaram maior resistência ao arsênio. Essas rãs também demonstraram maior capacidade na produção de biofilmes, estruturas que proporcionam proteção adicional contra contaminantes.
Em uma segunda fase do estudo, a microbiota da pele de anfíbios de áreas contaminadas foi comparada com a de anfíbios de áreas não contaminadas. As análises indicaram que apenas as peles revestidas com bactérias da região contaminada conseguiam bloquear a passagem de arsênio. Além disso, foi observado que as bactérias prosperavam em ambientes com arsênio, sugerindo uma possível adaptação ao uso do elemento químico como fonte de energia.
Os resultados ressaltam a importância das interações entre micro-organismos e contaminantes ambientais e apontam para o potencial desenvolvimento de tecnologias para remediação de arsênio. Estudos anteriores em outras regiões já investigaram a tolerância das bactérias cutâneas de anfíbios a diferentes poluentes, mas a influência dessas bactérias na permeabilidade da pele em relação aos contaminantes ainda não havia sido abordada.
Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.



