Prefeitura de Ouro Pretos realiza semana de eventos voltados à comunidade LGBTQIA+
Iniciativa busca promover inclusão e respeito na comunidade universitária, com foco especial na população LGBTQIAP+

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) apresentou recentemente o Programa de Apoio à Diversidade Acadêmica e Mediação de Conflitos (Padam), uma iniciativa de extensão vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace). Sob a orientação do professor Ernane Salles, do Departamento de Direito (Dedir), o Padam visa promover um ambiente universitário mais inclusivo e respeitoso, especialmente para a comunidade LGBTQIAP+.
O projeto surge da necessidade de implementar uma abordagem sensível no acolhimento e na mediação de conflitos, criando espaços seguros para diálogos sobre discriminação baseada em orientação sexual e identidade de gênero. Destinado não apenas aos que enfrentam situações de LGBTQIAP+fobia, o Padam também busca sensibilizar gestores interessados em tornar seus espaços mais inclusivos e melhorar a convivência diária na universidade.
A metodologia do Padam será executada de maneira integrada e participativa, incluindo capacitações para estudantes e profissionais que desejam atuar como mediadores. Essas formações visam assegurar uma mediação sensível e especializada, garantindo que as questões de diversidade sejam tratadas com o devido respeito.
Interessados em participar ou obter mais informações sobre o Padam podem entrar em contato pelo e-mail padam@ufop.edu.br.
Ouro Preto Comemora Mês do Orgulho LGBT+ com Série de Eventos Gratuitos
Em comemoração ao mês do orgulho LGBT+, a Prefeitura de Ouro Preto anunciou uma série de eventos gratuitos abertos a toda a população. A programação, organizada pelo Centro de Referência e Acolhimento (CRA) LGBT+, equipamento vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, ocorrerá entre os dias 24 e 29 de junho.
O objetivo da iniciativa é promover a inclusão e a visibilidade da comunidade LGBT+ na região, proporcionando espaços de celebração, reflexão e apoio. As atividades planejadas incluem palestras, workshops, apresentações culturais e rodas de conversa, todas voltadas para o fortalecimento dos direitos e da cidadania LGBT+.
Para mais informações, acesse @prefeituraouropreto.
Laura Gorino é mineira e jornalista formada pela UFOP. Atualmente como repórter multimídia na Itatiaia, com passagem prévia pela filial da rádio em Ouro Preto.



