Belo Horizonte
Itatiaia

Prefeitura de Ouro Preto avança em desapropriações no bairro Taquaral

Medida busca retirar famílias de áreas de risco no município

Por
Matheus Renovato

A Prefeitura de Ouro Preto realizou nesta segunda-feira (16), na Câmara Municipal, a assinatura dos termos de desapropriação de imóveis localizados em áreas de risco do bairro Taquaral. A ação faz parte do projeto "Um Teto é Tudo", conduzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, com foco na regularização fundiária de parte do núcleo urbano consolidado do bairro.

Durante o evento, foram oficializadas desapropriações e pagos valores de indenização às famílias afetadas. A medida busca garantir a segurança dos moradores, que convivem com o risco de deslizamentos, especialmente durante o período chuvoso.

O bairro Taquaral é uma das diversas áreas de Ouro Preto com histórico de deslizamentos e alagamentos. A cidade lidera o ranking nacional de municípios com maior número de áreas de risco, enfrentando o desafio de realocar famílias para locais seguros, conforme os direitos estabelecidos por lei.

A iniciativa no Taquaral é tratada como projeto piloto e faz parte de um planejamento urbano mais amplo, alinhado à revisão do Plano Diretor do município, previsto para ser concluído em 2025. O objetivo é identificar áreas seguras para habitação e restringir ocupações em locais considerados vulneráveis.

Por

Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.