Belo Horizonte
Itatiaia

Prefeito destaca importância de repasses para a Santa Casa de Misericórdia

Entidade também comemora novo montante destinado à Assistência Ambulatorial de Médio e Alto Custo/Complexidade

Por
Hospital receberá aporte do Ministério da Saúde
Hospital receberá aporte do Ministério da Saúde • Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto

Após o anúncio da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, na última sexta-feira, 21 de julho, a Santa Casa de Misericórdia de Ouro Preto se manifestou sobre a importância dos repasses que serão destinados à instituição através do governo federal. O novo montante será destinado para a Assistência Ambulatorial de Médio e Alto Custo/Complexidade, que antes vinha sendo complementado pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

De acordo com o provedor da Santa Casa de Ouro Preto, Marcelo Sérgio Gonçalves de Oliveira, o aumento do recurso no Teto MAC é de extrema relevância tanto para a instituição de saúde quanto para a prefeitura local. O valor recebido está vinculado à produção dos serviços prestados e era complementado pela Prefeitura de Ouro Preto. Com o acréscimo financeiro de duzentos e cinquenta mil reais por mês, o provedor ressaltou que haverá uma folga nas finanças municipais, permitindo a elaboração de novos projetos em parceria com a Santa Casa. A expectativa é que a verba adicional contribua para o aumento do número de cirurgias e exames, além de reduzir a fila de espera por serviços de saúde na região, sendo considerada uma medida extremamente positiva e benéfica para a saúde pública da cidade.

O Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, também destacou a importância da ação realizada pelo Ministério da Saúde para a Santa Casa e a prefeitura local. O Prefeito enfatizou o papel fundamental do secretário Helvécio Magalhães, representante mineiro que atua na linha de frente do Ministério da Saúde. Com o teto ampliado, a Santa Casa receberá um acréscimo de aproximadamente duzentos e cinquenta mil reais, destinados ao atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Anteriormente, a prefeitura arcava com essa despesa, e agora, com o Ministério da Saúde assumindo, tanto a instituição de saúde quanto a administração municipal serão beneficiadas, visto que a Santa Casa continuará atendendo às demandas do SUS, e a prefeitura será aliviada dessa obrigação financeira mensal adicional.

Por

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.