Belo Horizonte
Itatiaia

Ouro Preto vai iniciar obras de contenção no Morro da Forca

Prefeitura e Governo Estadual unem esforços para garantir segurança e estabilidade na encosta atingida pelo desastre em 2022

Por
Encosta do Morro da forca desabou em 2022
Encosta do Morro da forca desabou em 2022 • Ane Souz

Em Ouro Preto, diretores da Secretaria de Estado de Infraestrutura visitaram a cidade para dar início às obras de drenagem da encosta do Morro da Forca. Esse é um passo importante no trabalho iniciado pela prefeitura e agora conta com a participação direta do governo estadual, que licitou a iniciativa. O objetivo é conter definitivamente os riscos na encosta do Morro da Forca, cujo desmoronamento em janeiro de 2022 resultou na destruição do casarão antigo Baeta Neves.

As obras começam dois anos após o incidente, e a segunda-feira marca um momento decisivo nesse processo. O projeto e o acompanhamento estão a cargo da prefeitura, enquanto a execução fica sob responsabilidade do Estado. Os recursos para essas ações foram liberados pelo governo federal e estão depositados na Caixa Econômica Federal desde 2012, após uma liberação da então Presidente Dilma Rousseff para obras de contenção de encostas em Ouro Preto.

Após o resgate desses recursos, que não foram utilizados durante oito anos, a administração está empenhada em concluir o trabalho de contenção do Morro da Forca, contando com o financiamento do governo federal.

Participe dos canais da Itatiaia:

Por

Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.