Ouro Preto lança programa de apoio a coletivos e organizações da economia criativa
Iniciativa desenvolvida com apoio da Samarco prevê capacitação, assessoria técnica e apoio à formalização de grupos culturais e comunitários

A Prefeitura de Ouro Preto lançou nesta quarta-feira (27), o Programa de Promoção e Apoio às Organizações da Sociedade Civil da Economia Criativa. A iniciativa, desenvolvida com apoio da Samarco, busca fortalecer coletivos, projetos culturais e organizações sociais que atuam no município.
O lançamento ocorreu no GLTA, no Centro de Ouro Preto, e reuniu representantes de coletivos, agentes culturais, lideranças comunitárias e integrantes da sociedade civil. Segundo a administração municipal, o programa prevê ações de formação, assessoria técnica e incentivo à formalização de grupos e organizações locais.
A proposta é oferecer suporte para estruturação de projetos culturais, sociais e comunitários ligados à economia criativa. Entre as atividades previstas estão oficinas relacionadas à regularização jurídica, gestão administrativa, contabilidade e captação de recursos.
Durante o evento, a analista de negócios da Plan Soluções, Jenifer Santos, afirmou que o programa busca ampliar o alcance das ações desenvolvidas pelos coletivos em diferentes regiões do município. Segundo ela, 17 grupos foram selecionados para participar da iniciativa.
“Esse programa traz a possibilidade de ampliação do impacto e do alcance das ações sociais e de economia criativa dentro do município. Então fortalecer esses coletivos e fazer com que o alcance das políticas públicas chegue a outros territórios e localidades”, declarou.
Jenifer Santos informou ainda que o programa contará com oficinas voltadas à capacitação dos participantes. Segundo ela, os conteúdos irão abordar temas relacionados à organização jurídica das entidades, gestão do terceiro setor e continuidade dos projetos após o encerramento das atividades previstas.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, afirmou que o município mantém ações voltadas ao fortalecimento de organizações da sociedade civil e destacou a participação de coletivos comunitários em projetos locais.
“Nós lançamos editais para apoiar projetos que vêm da sociedade e agora estamos apoiando esse programa para que os coletivos se organizem na cidade e se transformem em associações institucionalizadas dentro de todos os parâmetros legais”, afirmou.
Segundo o prefeito, a proposta busca ampliar a capacidade de atuação das entidades em processos de seleção pública e acesso a recursos institucionais. Angelo Oswaldo também relacionou o associativismo atual às formas históricas de organização social existentes em Ouro Preto desde o período colonial.
Representando a Associação de Moradores do Antônio Dias, Rogério Fernandes afirmou que a iniciativa permitirá a regularização documental da entidade comunitária. Segundo ele, a associação funciona desde 1983, mas enfrentava dificuldades relacionadas à situação cadastral.
“Esse edital está permitindo que a associação renasça efetivamente, para que possamos impulsionar ações ligadas à economia criativa no bairro Antônio Dias”, declarou.
A prefeitura informou que o programa será desenvolvido em parceria com instituições apoiadoras e prevê acompanhamento técnico dos coletivos contemplados durante a execução das atividades.
Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.


