Ouro Preto destaca a importância da água na Semana da Água 2024
Evento promovido pela Secretaria de Meio Ambiente ressalta papel vital da água em diversas áreas, com programação especial na cidade histórica

O Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema), através do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), está organizando a Semana da Água 2024, que ocorrerá de 18 a 27 de março. A iniciativa busca destacar a importância vital da água, um recurso fundamental para a vida humana e para o equilíbrio dos ecossistemas.
A água desempenha um papel crucial em diversas áreas, desde o abastecimento humano até a produção de alimentos e a manutenção da biodiversidade. Em Minas Gerais, essa relevância é ainda mais evidente, considerando a importância das bacias hidrográficas que abastecem o estado, como a bacia do Rio São Francisco, do Rio Grande e do Rio Doce.
Dados indicam que a água é um recurso cada vez mais escasso em várias regiões do mundo. Estima-se que cerca de 2 bilhões de pessoas enfrentam problemas relacionados à falta de acesso à água potável e que até 2050, cerca de 45% da população mundial viverá em áreas com escassez de água.
Em Ouro Preto, haverá programação referente a Semana da Água. Confira:
Segunda-feira (18/03)
Aulão de Tai Chi Chuan
Quarta-feira (20/03)
Evento de parceria entre o Município de Ouro Preto e a CEMIG
Quinta-feira (21/03)
Assinatura de compromisso da Secretaria de Meio Ambiente com a recuperação da bacia do Maracujá
Sexta-feira (22/03)
Atividades da semana da água no Instagram da Prefeitura Municipal de Ouro Preto (@prefeituraouropreto) e (@meioambienteop)
Participe dos canais da Itatiaia:
Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.



