Militares mineiros vão ao Rio Grande do sul para ação humanitária pelos desabrigados
Minas Gerais envia 35 policiais militares ao Rio Grande do Sul: 13 especializados em Meio Ambiente e 22 em Policiamento de Choque

O Governo de Minas, através da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), enviou 35 policiais militares ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (8/5). Destes, 13 são do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente (BPMamb) e 22 do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoq).
Além dos policiais, foram enviados um ônibus com capacidade para 42 pessoas e oito viaturas, juntamente com equipamentos para resgate, como quatro conjuntos completos de embarcações com carretinhas, drones e armamentos.
As equipes irão reforçar as operações de salvamento de vítimas em solo e as ações de policiamento ostensivo e preventivo, com foco em coibir crimes na região, especialmente saques.
Antes de partir para o Rio Grande do Sul, os militares receberam instrução e foram imunizados. A atualização dos cartões de vacina é uma forma de cuidado com a tropa. Quanto ao retorno do efetivo para Minas Gerais, não há uma data prevista.
Desde o último domingo, duas aeronaves da PMMG estão no Rio Grande do Sul, apoiando as forças de segurança locais nas demandas. Uma delas, o helicóptero Pégasus 22, é adaptado para utilização do Óculos de Visão Noturna (OVN), o que possibilita aos militares operarem em locais sem iluminação, garantindo uma maior eficiência nos resgates e ações de policiamento.
A ajuda humanitária e logística enviada pelo Governo de Minas ao Rio Grande do Sul faz parte da força-tarefa do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), formado por sete estados das duas regiões, para contribuir com as ações de resgate e salvamento junto à população gaúcha.
A porta voz da PMMG Layla Brunnela dá os detalhes:
"Batalhão de Choque e Polícia Ambiental de Minas vão integrar as operações no RS. Além dos 35 policiais enviados, estaremos respondendo a ocorrências policiais militares e a operações de resgate, que se somarão aos sete do Comando de Aviação Estadual. O apoio humanitário seguirá enquanto necessário."
Laura Gorino é mineira e jornalista formada pela UFOP. Atualmente como repórter multimídia na Itatiaia, com passagem prévia pela filial da rádio em Ouro Preto.



