Belo Horizonte
Itatiaia

Itabirito realiza Dia D de Vacinação Infantil nas escolas

Mobilização busca aumentar a cobertura vacinal no município

Por
Fabio Marchetto/SES-MG • F Marchetto

Acontece nesta sexta-feira (8), em Itabirito, o Dia D de Vacinação nas Escolas. A ação será realizada das 8h às 15h, com equipes de saúde nas instituições participantes do Programa Saúde na Escola (PSE).

A mobilização é promovida pela Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação das crianças, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, ampliando a cobertura e a proteção contra doenças preveníveis.

Neste dia, não haverá atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Os atendimentos nas unidades serão retomados normalmente na próxima segunda-feira (11).

A vacinação será realizada apenas em crianças com autorização dos pais ou responsáveis e a relação das escolas contempladas pode ser consultada nos canais oficiais da Prefeitura de Itabirito.

A iniciativa ocorre em um contexto de esforços para ampliar a cobertura vacinal no município. Em 2026, com base nos dados de 2025, Itabirito não recebeu o Selo Bora Vacinar, reconhecimento concedido pelo Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde e o Cosems-MG, a cidades que atingem as metas de imunização infantil.

O Dia D de Vacinação Infantil nas escolas busca ampliar o acesso à vacinação e reforçar a proteção coletiva.

Por

Sabrine Varjão é graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Natural de São Paulo (SP), se apaixonou pela comunicação na Região dos Inconfidentes. Suas principais áreas de interesse são política, cultura e esportes.