Belo Horizonte
Itatiaia

Governo de Minas Gerais comemora o 'Dia de Minas' com cerimônia em Mariana

O evento promoveu homenagens a personalidades e contribuições históricas de Minas Gerais

Por
Foto: Maria Júlia Moura • Foto: Maria Júlia Moura

O governador Romeu Zema presidiu, nesta terça-feira, em Mariana, a cerimônia oficial em comemoração ao Dia de Minas. Nesta data, a capital do Estado é simbolicamente transferida para Mariana, primeira capital mineira, que celebrou 328 anos de fundação em 2024.

Neste ano, a tradicional Medalha Dia do Estado de Minas Gerais foi concedida a pessoas, instituições, organizações e representantes da sociedade civil. Entre os homenageados, destacam-se nomes com atuação em defesa de uma repactuação justa do acordo referente à tragédia de Mariana.

Quase uma década após o desastre, famílias das vítimas e atingidos aguardam uma repactuação justa e adequada, devido a erros e inconsistências em um acordo anterior, considerado insuficiente para a reparação integral dos danos causados.

A tragédia ambiental de novembro de 2015, causada pelo rompimento da Barragem de Fundão, sob responsabilidade da mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billiton, resultou na morte de 19 pessoas e provocou danos socioeconômicos aos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

O Governo do Estado, juntamente com outros compromitentes, cobra um novo posicionamento das empresas Samarco Mineração S.A, Vale S.A e BHP Billiton Brasil Ltda. para que retornem à mesa de discussões e demonstrem efetivamente sua responsabilidade social e ambiental.

Por

Matheus Renovato, natural de Belo Horizonte, é repórter multimídia da Itatiaia Ouro Preto, onde está desde 2023. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto, possui experiência prévia na Rádio UFOP. Seu interesse profissional concentra-se especialmente nas áreas de jornalismo político, cultural e esportivo.

Governo de Minas Gerais comemora o 'Dia de Minas' com cerimônia em Mariana | Rádio Itatiaia