Gerdau anuncia investimento de R$ 3,2 bilhões em plataforma de mineração sustentável
Nova capacidade de produção de minério de ferro impulsionará o crescimento da empresa e gerará empregos no estado

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, anunciou nesta quinta-feira (15) um investimento significativo de R$ 3,2 bilhões destinado à criação de uma plataforma de mineração sustentável em Minas Gerais. Com previsão de implementação entre 2023 e 2026, esse montante faz parte do ciclo de investimentos que a empresa tem realizado no estado nos últimos anos, visando modernização, atualização tecnológica, aprimoramento das práticas ambientais e ampliação das operações locais.
A nova plataforma, localizada na mina de Miguel Burnier, no distrito de Ouro Preto, terá uma capacidade anual de produção de 5,5 milhões de toneladas de minério de ferro. A operação tem previsão de início no final de 2025 e trará maior competitividade para as operações da Gerdau, além de possibilitar um aumento futuro na produção de aço em Minas Gerais.
Esse investimento incluirá equipamentos e processos de última geração, aderindo às melhores práticas de mineração. Destaca-se o método de empilhamento a seco para a disposição dos rejeitos de mineração, eliminando a necessidade de barragens. Além disso, o transporte do minério de ferro será realizado por meio de um mineroduto, fortalecendo o compromisso da Gerdau com a mineração sustentável.
O CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, ressaltou que esse investimento reafirma o compromisso da empresa com o desenvolvimento socioeconômico de Minas Gerais, gerando mais de 5 mil empregos durante a implementação dos investimentos no estado. Ele destacou também que a plataforma de mineração sustentável contribuirá para a redução das emissões de gases de efeito estufa, graças à alta qualidade do minério produzido.
Além dos benefícios econômicos, a Gerdau ampliará seus aportes sociais em Minas Gerais, por meio de iniciativas nas áreas de educação, esporte e cultura. A empresa já investiu cerca de R$ 40 milhões em projetos sociais em 23 municípios mineiros em 2022, beneficiando aproximadamente 1 milhão de pessoas. Os investimentos sociais para 2023 já somam mais de R$ 23 milhões.
Esse novo investimento representa um marco na trajetória de sucesso da Gerdau, impactando positivamente as regiões em que está presente. A expectativa é que a nova plataforma de mineração sustentável contribua para impulsionar o estado, gerando empregos, renda e melhorias na qualidade de vida dos mineiros.
Sobre a Gerdau
Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).
Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.



