Festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa é oficializada como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto
Celebração centenária em Antônio Pereira recebe registro oficial do COMPATRI e aguarda homologação da prefeitura

A festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa, realizada no distrito de Antônio Pereira, em Ouro Preto, tem atraído fiéis de diversas localidades, especialmente durante o Jubileu, que ocorre na primeira quinzena de agosto. A celebração tem origem nas aparições de Nossa Senhora da Lapa, ocorridas há 300 anos, quase no mesmo período de fundação do distrito. Na época, crianças viram a imagem de Nossa Senhora em uma gruta situada no alto da comunidade, iniciando uma tradição de peregrinação e devoção que se mantém até hoje.
A festa reúne gerações e, a cada ano, o número de romeiros aumenta. O casal Ana Antônia da Silva Carlos e José Anselmo Carlos, de Santa Bárbara, organiza caravanas para a romaria há 25 anos, trazendo fiéis e destacando a importância espiritual do local. Eles afirmam que “muitas graças são derramadas sobre quem vem aqui”, o que reforça a fé e a devoção dos participantes.
Na última quinta-feira (27), a festa foi registrada oficialmente como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural e Natural (COMPATRI). Durante a reunião no Centro Cultural de Antônio Pereira, o secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, e o vereador Wemerson Titão destacaram a importância desse momento histórico para o distrito e seus devotos. O reconhecimento agora segue para homologação do Prefeito Angelo Oswaldo, que publicará um decreto conferindo força de lei ao ato do COMPATRI.
O vereador de Ouro Preto, Wemerson Tião falou a Itatiaia sobre o reconhecimento:
"Aconteceu algo histórico em Antônio Pereira. Vimos que o poder público demonstrou respeito ao reunir diversas forças, associações e entidades para trazer alegria às pessoas religiosas do nosso distrito. Foi decidido que a festa de Nossa Senhora da Conceição da Lapa se tornou um bem imaterial do município de Ouro Preto. Muito obrigado por esse momento histórico e único para o nosso distrito," disse.
Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.



