Belo Horizonte
Itatiaia

Ex-prefeito Júlio Pimenta se pronuncia após acusações de dívidas deixadas a atual gestão  

Ex-líder do executivo de Ouro Preto rebate declarações do atual prefeito e expõe situação financeira e proposta de subsídio para solucionar impasse no abastecimento de água e esgotamento sanitário

Por
Ex-prefeito Júlio Pimenta
Ex-prefeito Júlio Pimenta • Reprodução / Jornal Voz Ativa

O ex-prefeito de Ouro preto, Júlio Pimenta, participou na última quinta-feira (25) do programa do Antônio Carlos, da Itatiaia Ouro Preto, esclarecendo falas que o atual prefeito, Angelo Oswaldo e a equipe da prefeitura, fizeram durante a coletiva de imprensa nesta segunda-feira que divulgou a impossibilidade de anulação do contrato com a Saneouro, empresa de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município.

Segundo a Procuradoria Geral de Ouro Preto, um dos quesitos para a inviabilidade de rompimento do contrato estaria na situação financeira da cidade, que lida, entre outros fatores, com o pagamento de R$1 milhão de reais por mês de parcelas de um empréstimo de R$45 milhões contraídos na gestão anterior. O ex-prefeito, Júlio Pimenta, explica sobre a situação financeira que deixou o município ao final de sua gestão.

“Com relação ao empréstimo, nós não deixamos dívida. Pagamos inclusive o salário de janeiro, de todos os servidores da prefeitura. Ainda deixamos R$11.589.000,65 do empréstimo das obras de asfaltamento. Está na conta no Banco do Brasil.” 

Outra justificativa da Prefeitura sobre a impossibilidade de anulação do contrato com a Saneouro foi uma dívida herdada da Semae com a Cemig, no valor de R$15 milhões. Pimenta também argumentou sobre o assunto.

"Dizia que a Semae tinha dívida com a Cemig, é comprovar que era uma autarquia falida. Poucos pagavam a tarifa básica ATBO na época, no nosso governo era de 14 reais. O prefeito atual aumentou ela para 22 reais. Nós tentamos um refiz, que era retirar multa e juros para as pessoas poderem colocar em dia os atrasados, mas pouco aderiram. E o Semae, com todas as suas despesas, salários, funcionários, veículos, caminhões pipas alugados, insumos, equipamentos, ferramentas. Ele gastava aproximadamente 2 milhões de reais por mês e arrecadava 500 mil reais com ATBO."

De acordo com Pimenta, o atual prefeito mentiu durante a campanha ao dizer que tiraria a Saneouro do município e quase 02 anos e meio depois, divulgou a inviabilidade do rompimento com a concessionária. Segundo ele, o problema poderia ser solucionado com um subsídio municipal no saneamento básico.

"2 anos e meio de atraso, 2 anos e meio de enrolação, 2 anos e meio de enganação. E o principal ele não fez, que é o subsídio, que é o que a gente faria, para diminuir a tarifa de todos, diminuir inclusive o aumento que ele próprio deu. Ele extinguiu com a agência reguladora local. Tudo isso acarretou no problema que a gente vive hoje, arrecadação que nós tínhamos era de 250 milhões de reais por ano. Ele está arrecadando 600 milhões de reais. (...) Ele paga quase 1 milhão de reais para empresas de transporte coletivo para não aumentar a passagem de ônibus, enquanto Mariana, Ouro Branco, outras cidades, a tarifa é zero. Por que ele não pode fazer o mesmo com o saneamento básico? Por que que não pode reduzir essa tarifa e, com isso, fazer com que toda a população tenha 50% a menos na sua cobrança de água e esgoto?"

Por

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.