Belo Horizonte
Itatiaia

Estação Ferroviária do século XVIII será revitalizada em Ouro Preto

Estação Ferroviária de Chrockatt de Sá, no distrito de Miguel Burnier, também receberá uma Praça de Eventos

Por
Apresentação do projeto de restauração
Apresentação do projeto de restauração • Isabela Vilela

A Estação Ferroviária de Chrockatt de Sá, no distrito de Miguel Burnier, em Ouro Preto será totalmente revitalizada. O anúncio e a assinatura da ordem de serviços para a reforma foi feito nesta terça-feira (12) durante uma coletiva de imprensa na sede da Prefeitura. A Estação originalmente conhecida como Estação de Bocaina é datada do final do século XIX,  quando recebeu o nome em homenagem ao engenheiro João Chrockatt de Sá Pereira de Castro, responsável pela direção da Estrada de Ferro Central do Brasil na época.

O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), falou sobre a revitalização do patrimônio cultural do município.

“A pequena estação é uma das construções ferroviárias mais bonitas que temos em estilo arquitetônico neoclássico. (...) Com a extinção da linha férrea mineira, a estação foi deixada de lado e sofreu grande deterioração. No entanto, agora a estação começa a ser restaurada", disse Angelo.

Os estudos e levantamentos históricos começaram ainda durante a pandemia, em 2020, como contou à Itatiaia o  idealizador do projeto e da empresa Pedrosa Recursos, Sidney Pedrosa, 

“Durante a pandemia, me encantei com a estação ferroviária. Comecei a buscar informações históricas sobre ela e a estudar arquitetura patrimonial, incluindo órgãos como o Iphan e o Iefa, além do patrimônio histórico em geral. Constatei que a estação é uma das mais belas da minha região", disse Sidney.

Esse encantamento levou o idealizador a elaborar um termo de referência, com o apoio da arquiteta Cristina Cairon, de Ouro Preto.

"Enviei o termo para empresas, inclusive para a MRS, que se sensibilizou e o projeto ganhou vida. (...) Nesse processo, consegui contatar a bisneta do responsável pelo projeto original no Rio de Janeiro. Mesmo após o seu falecimento, ela compartilhou um belo texto sobre a construção, que faz parte do dossiê. Hoje, essa conquista representa mais um passo rumo à vitória”, completou Sidney.

O novo projeto, que conta com o apoio da Gerdau, da Prefeitura de Ouro Preto, além da equipe da Plataforma Semente do Ministério Público, contará com a recuperação da estação, e a construção de uma Praça de Eventos, que terá estruturas para receber o público com uma concha acústica, estacionamento, área para lazer, além da exposição de uma Maria Fumaça. 

De acordo com o prefeito, a revitalização vai contribuir com o fluxo turístico na localidade, auxiliando também na diversificação econômica no município. 

“Esses elementos tornam a área um centro de turismo e lazer, com muitas oportunidades para diversificar a economia, que é intensamente ligada à mineração. Podemos ter hotéis, atrações turísticas e até mesmo a restauração da linha férrea que ligaria Miguel Burnier a Ouro Preto”, completou Angelo.

Os recursos são provenientes de uma Medida Compensatória Ambiental, e será monitorada através do Projeto Semente, do Ministério Público de Minas Gerais. A previsão é de que as obras de revitalização tenham duração de 7 meses.

Por

Isabela Vilela é repórter multimídia na Itatiaia Ouro Preto desde 2022. Jornalista formada pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é mestranda em Comunicação pela mesma instituição, pesquisando sobre a produção jornalística em plataformas digitais. Antes, passou pela Agência Primaz de Comunicação e atuou como Copywriter e Produtora de Conteúdo em organizações sociais de Minas Gerais e São Paulo.

Estação Ferroviária do século XVIII será revitalizada em Ouro Preto | Rádio Itatiaia