Academia Marianense de Letras recebe prêmio da Secretaria de Cultura de MG
Reconhecimento estadual valoriza ações de fomento à leitura, literatura, cultura digital e trabalho em rede realizadas em Mariana nos últimos três anos

A Academia Marianense de Letras (AML), sediada na Casa de Cultura de Mariana, foi premiada pelo edital Ponto de Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais. O reconhecimento destaca ações de promoção do livro, da leitura, da literatura, exposições de arte, economia criativa, comunicação e cultura digital.
O prêmio celebra projetos que atuam na transformação de territórios por meio da arte em consonância com a Política Nacional de Cultura Viva. O portfólio premiado contempla a produção cultural dos últimos três anos da AML, incluindo atividades na sede da instituição, em escolas de bairros e em vias públicas de Mariana.
O presidente da Academia Marianense de Letras, José Benedito Donadon-Leal, falou a Itatiaia Ouro Preto sobre a importância desse reconhecimento para a consolidação da literatura local como patrimônio vivo da cidade e para o fortalecimento das iniciativas de democratização da cultura:
“Segundo a equipe da premiação, o destaque foi o fomento à economia solidária e criativa, com oficinas, divulgação do livro e incentivo à leitura. Nos últimos três anos, realizamos cooperação com outras academias e promovemos três edições de feiras literárias. Também se destacaram a comunicação com a comunidade, a cultura digital e os trabalhos em rede”, afirmou.
Antônia Veloso tem 25 anos, é ouro-pretana e estudante de jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. Se interessa por diversas temáticas, como jornalismo cultural, jornalismo político e jornalismo econômico.



