A CAIXA Econômica Federal inicia, nesta sexta-feira (18), o pagamento dos benefícios do Bolsa Família e do Auxílio Gás referentes ao mês de outubro.
Ao todo, 20,6 milhões de famílias receberão o Bolsa Família e 5,5 milhões serão contempladas com o Auxílio Gás, que terá um valor de R$ 104 neste mês. O pagamento segue o calendário de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS), com previsão de término para 31 de outubro.
Devido a calamidades provocadas por chuvas no Rio Grande do Sul e por estiagem e queimadas em estados da região Norte e em alguns municípios de Sergipe e São Paulo, o pagamento será antecipado para todos os beneficiários desses locais, independentemente do número final do NIS. As famílias do Amazonas, Acre, Rondônia e Rio Grande do Sul, além de municípios específicos de São Paulo e Sergipe, terão os benefícios liberados já no primeiro dia de pagamento.
Os beneficiários podem consultar as informações e movimentar os recursos pelo aplicativo CAIXA Tem, evitando a necessidade de deslocamento até agências. O app permite, além de compras em estabelecimentos por meio de cartão de débito virtual, a realização de saques, pagamentos e transferências, como o uso do Pix. Para as famílias que preferirem, os saques também podem ser feitos em lotéricas e terminais de autoatendimento.
A antecipação dos pagamentos é uma medida que busca mitigar o impacto financeiro das calamidades sobre as famílias afetadas, oferecendo suporte imediato em um momento de vulnerabilidade. O Auxílio Gás, por sua vez, continua a ser um importante programa de apoio, cobrindo integralmente o valor médio do botijão de gás de 13 kg.
Mais informações sobre os pagamentos podem ser consultadas no site da CAIXA e nos aplicativos CAIXA Tem e Bolsa Família.