A Empresa Brasileira de Inovação Industrial (Embrapii) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) abriram inscrições para uma chamada de projetos voltada para microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
O objetivo é apoiar o desenvolvimento de produtos que já estão em processo de validação no mercado. As inscrições estão abertas até o dia 12 de novembro.
A iniciativa, que não oferece recursos reembolsáveis, busca facilitar o acesso de pequenos negócios à infraestrutura e ao conhecimento tecnológico das 93 Unidades da Embrapii. A chamada é direcionada a projetos em estágio avançado de maturidade tecnológica, com foco no desenvolvimento de produtos baseados em software. A tecnologia envolvida deve ter sido previamente desenvolvida e validada em laboratório ou ambiente controlado.
Os recursos serão gerenciados pelas Unidades da Embrapii, sem repasse financeiro direto às empresas. A contrapartida financeira das empresas participantes será negociada diretamente com a Unidade Embrapii responsável pela execução do projeto.
Entre as vantagens da chamada estão o acesso a instituições e equipes especializadas, um modelo ágil de cooperação para o desenvolvimento de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), fluxo contínuo de recursos e possibilidade de continuidade das propostas com aumento de complexidade, redução de custos e mitigação de riscos.
A Embrapii é uma organização social que promove a inovação na indústria em colaboração com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, conectando pesquisa e empresas. A entidade é financiada por recursos não reembolsáveis e tem contrato de gestão com o Governo Federal, por meio de diversos ministérios.
O Sebrae atua há mais de 50 anos no desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas no Brasil, com iniciativas voltadas para inovação, gestão, acesso a mercados e financiamento, entre outros.