Belo Horizonte
Itatiaia

Municípios atingidos por barragem de Mariana preparam nova ação judicial contra mineradoras

Fórum de prefeitos vai ingressar com Ação Civil Pública Ambiental contra Samarco, Vale e BHP

Por
O rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, causou 19 mortes e gerou dano ambiental ainda incalculável
Autoridades pressionam por acordo de repactuação em Mariana • Agência Brasil

O Fórum dos Prefeitos do Rio Doce, que reúne os municípios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015, vai ingressar com uma Ação Civil Pública Ambiental contra as mineradoras Samarco, Vale e BHP. O grupo ingressará na Justiça tendo a Associação Mineira dos Municípios (AMM) como particípe e, agora, vai buscar apoio político. A ação judicial foi anunciada pelo presidente da entidade, o prefeito de São José do Goiabal, Beto Gariff, a outros prefeitos.

A coluna apurou que as empresas tentaram convencer o grupo de municípios a não ajuizar a ação, visando esperar que o acordo pela repactuação de Mariana, ainda sendo negociado com o governo federal e os governos de Minas e Espiríto Santo. No entanto, representantes do fórum foram convencidos de que uma ação judicial pode ajudar tanto nas negociações quanto na busca por reparações individuais.

Na semana que vem, Gariff vai se reunir com o ministro Alexandre Silveira sobre o caso - Silveira foi escalado pelo governo Lula para ser o "braço" do Executivo federal nas discussões sobre a repactuação de Mariana. Gariff também deve se encontrar com o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, nas próximas semanas.

O rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, causou 19 mortes e gerou dano ambiental ainda incalculável. A mina era administrada pela mineradora Samarco, controlada pelas multinacionais Vale e BHP Billiton.

Por

Lucas Ragazzi é jornalista investigativo com foco em política. É colunista da Rádio Itatiaia. Integrou o Núcleo de Jornalismo Investigativo da TV Globo e tem passagem pelo jornal O Tempo, onde cobriu o Congresso Nacional e comandou a coluna Minas na Esplanada, direto de Brasília. É autor do livro-reportagem “Brumadinho: a engenharia de um crime”.

Municípios atingidos por barragem de Mariana preparam nova ação judicial contra mineradoras | Rádio Itatiaia