A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Marília Melo, uma das participantes dos painéis do evento Eloos, realizado pela Itatiaia, destacou nesta segunda-feira (22) a importância da regulação da mineração com o licenciamento ambiental.
“A mineração em Minas Gerais é um tema importante, relevante que tem que ser discutido com todos os setores. A expectativa é que esse evento traga uma contribuição pública importante para discussão do setor no estado”, disse Melo.
A secretária participa do primeiro painel “Marco Regulatório: Desafios e Futuro Sustentável”, com Diego Andrade, Presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, Flávio Roscoe, presidente da Fiemg e Dr. Leonardo Guimarães, Founding Partner GVM Advogados.
“Nós vamos abordar a regulação da atividade mineradora, competências no licenciamento ambiental, sempre de maneira muito técnica que garanta todos os requisitos de controle ambiental dessas atividades e fiscalização. Mas especialmente as questões de segurança de barragem a partir da Lei Mar de Lama Nunca Mais que o governo regulamentou todos os instrumentos que tem dado resultados de garantia de segurança para a população”, pontuou.
Segundo a secretária do Semad, o futuro da mineração passa por vários pontos: “questões do licenciamento ambiental, continuidade da garantia de segurança considerando os dois desastres que tivemos no estado e também o desafio do fechamento das minas que é também uma outra questão importante do ponto de vista ambiental”, destacou.
Eloos mineração
Nesta segunda-feira (22), a Itatiaia realiza o evento de debates de encerramento do primeiro ciclo do Projeto Eloos. Com foco no futuro da mineração, autoridades do setor e governantes participaram de três painéis para apresentar ideias e discussões sobre uma atividade mineradora alinhada às novas tecnologias e ao conceito de sustentabilidade.
O